Disciplina: Teoria Antropológica III – ANT 7401
Semestre: 2010.2
Professora: Sônia Weidner Maluf
Programa de Atividades
Prática Pedagógica como componente curricular (PPCC)
Estagiários de docência: doutorandos Ana Paula Müller de Andrade, Marcos Aurélio da Silva e Rose Mary Gerber.
Carga horária: 18h/aula.
Horário: das 8h20 às 10h10, 5ª feira. Sala: CFH 317.
OBJETIVO: A PPCC será desenvolvida de modo interdisciplinar, em conjunto com Teoria Sociológica III, com foco no aprimoramento da produção textual. Nosso ponto de partida é de que os alunos do curso, quando chegam ao TCC, encontram dificuldades para escrever um texto compreensível, que desenvolva com clareza os argumentos. Para aprimorar o domínio da escrita, pretendemos durante o semestre trabalhar diferentes tipos de texto (descritivos, argumentativos, narrativos), notadamente aqueles que articulam teorias e colocam autores em diálogo. O cronograma dos encontros específicos para essas práticas, nas quintas-feiras, será distribuído durante o curso.
METODOLOGIA: Aulas expositivas sobre as matrizes de texto: dissertativa, narrativa e descritiva. Leitura em conjunto de textos antropológicos que tenham a articulação desses três tipos de texto (trechos de etnografias). Apresentação e discussão das características do texto e as possibilidades de aplicação na produção textual das ciências sociais. Exercícios de construção textual e aprimoramentos. Discussão sobre vícios de linguagem mais comuns. Aplicação das normas da ABNT. Exercícios de observação e participação etnográficas.
CRONOGRAMA
1º encontro (12/8): APRESENTAÇÃO do plano de trabalho do PPCC. Introdução à tipologia textual (narração/descrição/dissertação) e sua aplicação nos textos das ciências sociais.
2º encontro (2/9): FAZENDO GÊNERO. Participação dos alunos em mesas redondas e simpósios.
3º encontro (2/9): TIPOLOGIA TEXTUAL (NARRAÇÃO/DISSERTAÇÃO E DESCRIÇÃO)
4º encontro (9/9): TIPOLOGIA TEXTUAL (NARRAÇÃO/DISSERTAÇÃO E DESCRIÇÃO). O tópico frasal e a organização dos parágrafos. A organização do texto e as diferentes possibilidades de argumentação.
5º encontro (23/9): O perfil de personagem.
6º encontro (7/10): RESENHA CRÍTICA EM CINEMA.
7º encontro (21/10): RESENHA CRÍTICA DE LIVROS.
8º encontro (4/11): O ENSAIO ETNOGRÁFICO.
9º encontro (2/12): exercício final em sala de aula.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR OBRIGATÓRIA
Leitura de uma etnografia para elaboração de resenha crítica a ser entregue no encontro posterior (04/11) à discussão sobre a produção de resenhas nas ciências sociais. O trabalho deve levar em consideração não apenas aspectos da pesquisa de campo do autor, mas também a sua produção textual.