teoria antropológica 3

Disciplina: Teoria Antropológica III – ANT 7401

Semestre: 2010.2

Professora: Sônia Weidner Maluf

 Programa de Atividades

Prática Pedagógica como componente curricular (PPCC)

Estagiários de docência: doutorandos Ana Paula Müller de Andrade, Marcos Aurélio da Silva e Rose Mary Gerber.

Carga horária: 18h/aula.

Horário: das 8h20 às 10h10, 5ª feira. Sala: CFH 317.

OBJETIVO: A PPCC será desenvolvida de modo interdisciplinar, em conjunto com Teoria Sociológica III, com foco no aprimoramento da produção textual. Nosso ponto de partida é de que os alunos do curso, quando chegam ao TCC, encontram dificuldades para escrever um texto compreensível, que desenvolva com clareza os argumentos. Para aprimorar o domínio da escrita, pretendemos durante o semestre trabalhar diferentes tipos de texto (descritivos, argumentativos, narrativos), notadamente aqueles que articulam teorias e colocam autores em diálogo. O cronograma dos encontros específicos para essas práticas, nas quintas-feiras, será distribuído durante o curso.

METODOLOGIA: Aulas expositivas sobre as matrizes de texto: dissertativa, narrativa e descritiva. Leitura em conjunto de textos antropológicos que tenham a articulação desses três tipos de texto (trechos de etnografias). Apresentação e discussão das características do texto e as possibilidades de aplicação na produção textual das ciências sociais. Exercícios de construção textual e aprimoramentos. Discussão sobre vícios de linguagem mais comuns. Aplicação das normas da ABNT. Exercícios de observação e participação etnográficas.

 CRONOGRAMA

1º encontro (12/8):  APRESENTAÇÃO do plano de trabalho do PPCC. Introdução à tipologia textual (narração/descrição/dissertação) e sua aplicação nos textos das ciências sociais.

2º encontro (2/9): FAZENDO GÊNERO. Participação dos alunos em mesas redondas e simpósios.

3º encontro (2/9):  TIPOLOGIA TEXTUAL (NARRAÇÃO/DISSERTAÇÃO E DESCRIÇÃO)

4º encontro (9/9): TIPOLOGIA TEXTUAL (NARRAÇÃO/DISSERTAÇÃO E DESCRIÇÃO). O tópico frasal e a organização dos parágrafos. A organização do texto e as diferentes possibilidades de argumentação.

5º encontro (23/9): O perfil de personagem.

 6º encontro (7/10):  RESENHA CRÍTICA EM CINEMA.

7º encontro (21/10): RESENHA CRÍTICA DE LIVROS.

8º encontro (4/11):  O ENSAIO ETNOGRÁFICO.

9º encontro (2/12): exercício final em sala de aula.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR OBRIGATÓRIA

Leitura de uma etnografia para elaboração de resenha crítica a ser entregue no encontro posterior (04/11) à discussão sobre a produção de resenhas nas ciências sociais. O trabalho deve levar em consideração não apenas aspectos da pesquisa de campo do autor, mas também a sua produção textual.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Antropologia e Cinema