CURSO DE GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA
Disciplina: ANT 7212 – Seminários de Escrita
Semestre: 2013/2 – Turma: 08337 – 8º fase.
Profs.: Drª Sônia Weidner Maluf e Dr. Marcos Aurélio da Silva (pós-doutorando)
Horário: Quinta-feira (14h20 às 18h) – Sala: a definir.
PLANO DE ENSINO
Ementa: Redação, leitura e discussão do texto da monografia.
Objetivos: A disciplina busca levar os alunos a refletirem sobre o processo de escrita da monografia que os alunos estão produzindo como Trabalho de Conclusão de Curso, através de discussões, debates e seminários.
Metodologia: Oficinas de texto, seminários de apresentação de capítulos das monografias, orientações individualizadas para questões textuais.
Avaliação: a) Qualidade na participação em sala de aula: freqüência, interesse nas atividades propostas.
- b) Participação nos seminários, exercícios e apresentações orais relacionadas aos conteúdos das monografias em produção.
Conteúdo e atividades
- O TCC: o regimento, as regras e as possibilidades. Possibilidades de estrutura da monografia.
- Oficina de texto: do diário de campo à organização do texto; os tipos de texto que podem ser utilizados nas monografias.
- A apresentação da pesquisa: refletindo sobre a apresentação da pesquisa em congressos e em banca; divulgação da pesquisa e diálogos com a sociedade.
Bibliografia
CLIFFORD, James; GONÇALVES, José Reginaldo Santos (org). A Experiência Etnográfica: antropologia e literatura no século XX. RJ: Ed. UFRJ, 2002.
GOLDMAN, Márcio. Os Tambores do Antropólogo: Antropologia Pós-Social e Etnografia. Pontourbe – Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Ano 2, julho de 2008.
MALUF, Sônia Weidner. 2011. Além do templo e do texto: desafios e dilemas do estudo de religiões no Brasil. Antropologia em primeira mão, 124: 5-14.
ECO, Umberto. 2010. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Editora Perspectiva.
FLORES, L.L.; OLIMPIO, L.N.; CANCELIER, N.L. 1994. Redação: o texto técnico/científico e o texto literário. 2ª edição. Florianópolis, EDUFSC.
MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). 2002. Gêneros textuais: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC.
ABREU, A.S. Curso de Redação. 6ª. Edição. São Paulo, 1997.
KOCH, I. V., TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. 5ª edição. São Paulo, Contexto, 1993.
MOTTA-ROTH, D (Org.). 2001. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: Imprensa Universitária/ UFSM.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 15ª edição. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 1989.