INCT BRASIL PLURAL » Colóquio vai discutir os sujeitos e as políticas públicas

O Instituto Brasil Plural, através de dois dos núcleos que compõem suas redes de pesquisa, realiza o Colóquio Sujeitos e Políticas Públicas, em que serão apresentados e debatidos trabalhos que têm questionado a produção de sujeitos frente às políticas do Estado. Dos âmbitos da moralidade, da saúde e do gênero, estas pesquisas têm mostrado como as políticas públicas têm atingido de forma contundente os modos como os sujeitos se constroem no contemporâneo, criando resistências, dissidências e práticas invisibilizadas que as pesquisadoras do TRANSES (Núcleo de Antropologia do Contemporâneo) e do LEVIS (Laboratório de Estudos da Violência) buscam sinalizar em seus trabalhos.

O colóquio também vai contar com uma conferência do sociólogo francês Marc Bessin, do IRIS – Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux (Sciences Sociales, Politique, Santé), localizado em Paris, e do qual ele é o atual diretor. O IRIS, a exemplo do IBP, tem realizado pesquisas que investigam como as políticas públicas criam pressupostos que originam uma série de exclusões com as quais comunidades concretas precisam lidar. Marc Bessin, em especial, tem investigado como essas políticas atingem e produzem temporalidades, criam desigualdades de gênero e geram mudanças nas redes de “cuidado do outro” quando estas são substituídas pelas políticas de saúde e assistência social.

O Colóquio Sujeitos e Políticas Públicas acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Veja a programação abaixo.

coloquio_sujeitos_polpub-701x1024

Fonte: INCT BRASIL PLURAL » Colóquio vai discutir os sujeitos e as políticas públicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Antropologia e Cinema