Monthly Archives: maio 2015

21/05 – Construindo um olhar para a fotografia

Algumas dicas gerais sobre a fotografia
  • Fotografar não é uma forma de representação verossímil do que vemos, é um ponto de vista, em que vamos trabalhar com a organização dos elementos que estão ao nosso olhar.
11156168_10203812407101858_1126842475909086762_n (1)Foto: Marco Aurélio/Lagoinha de Cima/Chapada dos Guimarães, 2015
  • ÂNGULOS INESPERADOS: não tenham essa pretensão de, em cada foto, mostrar tudo, toda a paisagem, toda a cena. Uma parte dela é mais capaz de falar do todo do que o próprio todo.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Arthur Twomey
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Frank Schramm
  • COMPOSIÇÃO COM O QUE SE TEM: não precisamos pedir que as pessoas posem para nós, ou que façam algo. Devemos seguir o que elas fazem e tirar dali uma ideia sobre seu universo.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Jill Krementz
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Foto: Marco Aurélio, 1993.
  • CAPTAR OS MOMENTOS COM PACIÊNCIA EM VEZ DE BUSCAR A BELEZA: um cenário inóspito pode oferecer boas composições, REFLEXOS, TEXTURAS.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Henry Cartier-Bresson
  • PARALISAR A AÇÃO: existem técnicas que nos ajudam a paralisar o objeto e captá-lo em velocidade, dando essa sensação de movimento, através do fundo desfocado ou borrado.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Robert Kretzer.
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Foto: Marco Aurélio, Leoberto Leal, 2000.
  • FOTOGRAFIA É LUZ: compreender a iluminação é a chave de uma boa foto. Em ambientes escuros, há várias possibilidades de se fazer boas fotos, sem flash, buscando uma luz que entra da janela ou de uma luminária. Flash se usa em último caso e com intenções específicas. Luzes laterais realçam partes dos objetos captando ainda mais uma determinada emoção.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Paul J. Goldman
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de K. Ando
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Foto: Marco Aurélio, 1993
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Foto: Marco Aurélio, 1994
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Foto: Marco Aurélio, voo, 2014
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Foto: Marco Aurélio, Belém do Pará, 2014
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Foto: Marco Aurélio, Cuiabá, 2014
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Foto: Marco Aurélio, Belém do Pará, 2014
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Foto: Marco Aurélio, pesquisa de mestrado, 2002.
  •  CONSIDERAR FORMAS, TEXTURAS e CONTRASTES: captem as texturas daquilo que vcs observam, reconheçam suas formas num olhar mais atento.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Fotos de Morris Guariglia e Joseph Atchison
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Foto: Marco Aurélio, Chapada dos Guimarães, 2015.
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Foto: Marco Aurélio, Praia de Fora, 2014.
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Foto: Marco Aurélio, Cuiabá, 2015.
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Foto: Marco Aurélio, Chapada dos Guimarães, 2015.
  • PERSPECTIVAS: Captar linhas convergentes nos traz um ponto de vista inusitado sobre um lugar banal.
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Foto: Marco Aurélio, Museu da Caixa d’Água Velha, Cuiabá, 2015.
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Reprodução do livro “O prazer de fotografar”. Foto de Robert Kretzer
  • BRINCAR COM O OLHO HUMANO: nas fotografias retangulares conseguimos atrair mais atenção aos objetos que estão numa posição assimétrica em relação ao ambiente, como nos ensina a LEI DO TERÇO.

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Divida a foto em três partes, na horizontal e na vertical. No ponto de intersecção entre os terços, os elementos parecem ter mais destaque.

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Foto: Marco Aurélio, Praia de Fora, 2015.
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Foto: Marco Aurélio, Chapada dos Guimarães, 2015.
  • As MOLDURAS colocam a presença do fotógrafo na foto, indicando seu ponto de vista, ressaltando o lugar de onde vê, tal como os pedaços de tenda das fotos antropológicas clássicas.
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Foto: Marco Aurélio, Lagoinha do Leste, 1994.
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Foto: Marco Aurélio, Praia de Fora, 2015.
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Edward Evans-Pritchard, foto realizada entre os Nuer, no Sudão do Sul (1940).

Evitem os planos gerais na fotografia, a não ser que a ideia é criar contrastes, olhares inusitados, etc. Um detalhe pode trazer a significação que buscamos. Um ponto de vista não óbvio nos dá as dimensões daquilo que fotografamos. O PLANO GERAL tem sua função na linguagem cinematográfica, dentro de uma sequência. Assunto da próxima aula.

FONTE DESTA AULA:

EASTMAN KODAK COMPANY. O prazer de forografar: um guia do equipamento e das técnicas de fotografar melhor. São Paulo: Abril Cultural, 1981. baixar

ATIVIDADE: Quem ainda não fez as duas primeiras atividades, deve fazer. Quem já fez, deve fazer suas fotos de Cuiabá ou cidades da região, se utilizando das dicas dessa aula e do material do livro “O prazer de fotografar”.

Próxima aula: LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

BERNARDET, Jean Claude. 1980. O que é cinema. Primeiros Passos (9).  São Paulo: Brasiliense. baixar  –  Ler o capítulo “A luta pela linguagem”.

14/05 – Distâncias e distanciamentos

Na aula de hoje, vimos as possibilidades de enquadramento na fotografia e no cinema e a relação desses planos e ângulos com a história pictográfica do Ocidente. Abaixo, uma apresentação que resume essa discussão. É interessante perceber o quanto os enquadramentos ou a distância em relação aos indivíduos retratados varia de acordo com o próprio distanciamento que os regimes visuais  ocidentais também mantém em relação a estes sujeitos. Os textos abaixo explicam melhor.

A aula teve como base os seguintes textos que continuarão a ser discutidos na próxima aula e, por isso, devem ser lidos pelos participantes do LAPA:

BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e Imagem. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. baixar

JORDAN, Pierre. Primeiros contatos, primeiros olhares. Cadernos de Antropologia e Imagem, 1. Rio de Janeiro: UERJ, 1995. baixar

Os filmes que assistimos ou que foram citados podem ser vistos AQUI.

Outras informações sobre enquadramento podem ser encontradas no site: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/

Com base nisso, os participantes da oficina devem produzir sete fotografia que vão do Plano Geral ao Plano de Detalhe dos mesmos sujeitos, tentando dar um tom narrativo a essa sequência. Qualquer dúvida, entrem em contato pelo email marcosaurelio@ufmt.br.

É amanhã!

Os encontros do projeto de extensão Laboratório de Antropologia e Produção Audiovisual (LAPA) começam amanhã. Os alunos participantes estão recebendo em seus emails as confirmações de matrícula.

Quaisquer dúvidas entrem em contato: lapaufmt@gmail.com