Sobre

Disciplina: Antropologia Urbana (4 créditos)

Prof. Dr. Marcos Aurélio da Silva – marcosaurelio@ufmt.br

Dia da semana: terça-feira. 

Horário: 14h-18h

Sala: Sala 11, ICHS

Ementa

A constituição do campo de estudos da antropologia urbana. A cidade como objeto de análise antropológica. Etnografias das cidades. Organização social do espaço. Redes, grupos e sociabilidades na e da cidade.

Objetivos gerais

A disciplina pretende inserir @s alun@s teórica e metodologicamente no campo da antropologia urbana, através de uma revisão das principais contribuições antropológicas ao estudo das cidades, bem como relacionando essas contribuições com a teoria social e a filosofia contemporâneas. Focaremos nas teorias que constituem o campo, ao mesmo tempo em que as produções etnográficas urbanas de maior destaque serão apresentadas e debatidas. Ao final, @s alun@s deverão ser capazes de constituir as dinâmicas, sociabilidades e territorialidades urbanas como objeto de discussão e de pesquisa etnográficas.

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, com intensa participação d@s alun@s, através da realização de seminários. Cada alun@ deverá apresentar até três textos em forma de seminário no semestre. Os seminários deverão cobrir os pontos centrais de cada texto e a relação destes com os textos da aula no referido dia, assim como com outros já vistos anteriormente. Além disso, serão apresentados vídeos e filmes que tenham pertinência com os temas das aulas e @s alun@s estão encorajad@s a fazer o mesmo em seus seminários. A responsabilidade de um@ alun@ pelo seminário não exclui a participação d@s outr@s com suas leituras sobre estes textos, o que será cobrado oralmente pelo professor. Esta disciplina também contará com incursões etnográficas pela cidade, que deverão ser apresentadas em forma escrita e em relatos orais ao grupo.

Avaliação

Apresentação de três textos em seminários (20%); Relato etnográfico urbano* (30%); Artigo final** (30%); Participação (20%).

*O relato etnográfico deverá conter até dez páginas e deverá ser predominantemente narrativo e descritivo, com algumas pinceladas teóricas de textos do programa.

**O artigo final deverá possuir entre 8 e 15 páginas e deverá se constituir de um trabalho de cunho etnográfico, balizado teoricamente pelos textos comtemplados neste plano de ensino. Encoraja-se @s alun@s a produzirem artigos que possam ser publicados e/ou aproveitados como capítulos de suas dissertações de mestrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>